O QR Code
é tecnologia DENSO

1960's

o crescimento econômico do Japão proporcionou o aumento das vendas em supermercados.

1990's

Masahiro Hara, engenheiro da DENSO, e sua equipe, pesquisaram códigos e fórmulas de leituras que fossem bidimensionais. Para tornar o processo mais rápido possível, optaram por marcas quadradas indicando o código a ser lido, por ser um padrão incomum em formulários comerciais. Os profissionais também estudaram a proporção de áreas brancas e pretas em imagens e símbolos impressos em materiais comerciais, chegando à famosa proporção 1:1:3:1:1. Além disso, também criaram um dispositivo que tornaria possível a leitura desse código independente do ângulo de varredura.

1994

O QR Code é lançado oficialmente pela DENSO WAVE, como resultado de anos de pesquisa e investimento em tecnologia, tendo seu nome como referência ao seu principal objetivo: leitura rápida.O QR Code é lançado oficialmente pela DENSO WAVE, como resultado de anos de pesquisa e investimento em tecnologia, tendo seu nome como referência ao seu principal objetivo: leitura rápida.

1997

O QR Code passa a ser aprovado como padrão AIM para ser fabricante de identificação automática.

1999

O código 2D passa a ser considerado padrão pelos Padrões Industriais do Japão e nos formulários de transação padrão EDI da Japan Automobile Manufacturers Association.

2000

O QR Code foi aprovado pela ISO como um dos padrões internacionais e passou por novos desenvolvimentos para atender a necessidades mais sofisticadas, como:

•Micro QR Code para códigos menores, que se tornou padrão JIS em 2004;

•iQR Code com menor tamanho, mas maior capacidade de codificação, além de permitir o uso de módulos de código retangulares;

•Frame QE para implementar restrições de leitura e atender demanda de usuários por privacidade, além de poder ser utilizado em ilustrações e fotos.

2002

O aumento das vendas de celulares com recursos de leitura de QR Codes no Japão tornou o código ainda mais popular.

2012

QR Code recebe um prêmio na categoria Mídia para a Indústria no Good Design Award, uma premiação japonesa que promove o design industrial de forma abrangente.